Criar uma Loja Virtual Grátis
Montagem do computador

Montagem do computador

A montagem do computador segue a sequência inversa do que vimos na desmontagem.

 

Dica: Um procedimento que normalmente é realizado durante a montagem é a conexão de alguns dispositivos antes de instalar dentro do gabinete, pois caso haja algum problema com algum dispositivo é mais fácil para fazer a substituição, por exemplo, a placa-mãe, ou seja, imagine instalar a placa-mãe, parafusar, conectar todos os componentes a ela, e quando for ligar, apresentar problemas e você ter que retirá-la. Então, o que normalmente é feito é a conexão da fonte, processador, memória RAM, HD, Drive de CD/DVD, monitor, placas de expansão, etc.

Depois de conectados ligamos a fonte à tomada, e em seguida ligamos a placa-mãe. Caso tudo funcione corretamente, desconectamos os componentes para instalarmos dentro do gabinete, como esta listada a sequência abaixo. Caso apresente algum problema, identificamos, corrigimos, e efetuamos a instalação.

 

Então, vamos dar início a montagem do computador.

manutencao34

a. Para começar a montagem do computador, assim como na desmontagem, não podemos esquecer a pulseira anti-estática.

b. Vamos dar início instalando o processador na placa-mãe. Para tal devemos tomar o cuidado de verificar se o processador é compatível com o modelo da placa-mãe (consultar o manual da placa-mãe). Sendo compatível, instalamos o processador no soquete, cuidando para que o encaixe do processador esteja na posição correta, de acordo com o pino 1. Em seguida, devemos colocar um pouco de pasta térmica sobre o processador para auxiliar no resfriamento do mesmo. Essa pasta pode ser colocada com um palito ou cotonete ou ainda uma pequena espátula, apenas no meio da parte superior do processador, sem a necessidade de esparramá-lo, pois isto será feito automaticamente quando instalarmos o Cooler.

manutencao35

c. Em seguida instalaremos o Cooler. Verificar qual o modelo apropriado para o soquete da placa-mãe e instalá-lo. Cuidar para que o mesmo esteja bem preso ao soquete, pois caso esteja solto, poderá não resfriar o suficiente, provocando a queima do processador. Após fixado o Cooler, ligar o seu cabo de alimentação aos respectivos pinos anexados à placa-mãe.

d. Após instalar o Cooler, já podemos instalar os módulos de memória RAM. Ao instalar a memória RAM devemos tomar o cuidado de que a mesma seja compatível com o soquete da placa-mãe. Isto pode ser feito verificando a posição do chanfro entre os contatos do módulo da memória, que deve estar na mesma posição do soquete, ou consultando o manual para verificar qual o tipo de memória compatível ou ainda através da descrição na própria placa-mãe. A memória RAM deve ser encaixada em seu respectivo soquete, encaixando primeiro uma das pontas, onde deverá ser forçado até que o módulo se encaixe e a trava se feche automaticamente. Em seguida deve-se fazer o mesmo procedimento no outro lado do módulo, de forma que, assim que encaixado, o módulo de memória esteja bem preso ao soquete. Caso haja mais módulos de memória RAM, executar os mesmos procedimentos.

manutencao36

e. O próximo passo a seguir será fixar a placa-mãe no chassi do gabinete. Coloque primeiro os parafusos Rosca de Base, verificando a posição correspondente na placa-mãe, pois, normalmente é comum a existência de vários furos de espera da placa-mãe no chassi. Em seguida fixamos a chapa protetora na parte traseira do gabinete, onde são encaixados os conectores Onboard da placa-mãe. Agora sim podemos colocar a placa-mãe e fixá-la, colocando os protetores Mica e os parafusos de Rosca Fina, próprios para tal finalidade.

Obs.: a placa-mãe pode ser fixada diretamente dentro do gabinete ou na chapa metálica (chassi), caso seja do tipo removível, para posteriormente ser fixada dentro do gabinete.


f. Com a placa-mãe fixada, vamos conectar os cabos do painel frontal do gabinete. Alguns modelos trazem os conectores todos juntos em um só conector, porém, a maioria traz estes fios em conectores separados, o que dificulta um pouco a sua conexão. Cada conector desses vem identificado com sua respectiva função (Power LED, Reset, HDD Led), o que devemos fazer, portanto, é verificar a ordem dos pinos na placa-mãe e conectá-los. Essa ordem pode ser identificada na própria placa-mãe ou no seu manual. Em seguida devemos identificar os pinos para conexão dos cabos das portas USB presentes no gabinete e conectá-los (figura 37).

manutencao37

g. Após a fixação dos cabos do painel frontal do gabinete vamos conectar os Drives HD, CD, DVD, etc. Porém, no caso dos Drives IDE é necessário efetuar uma configuração através dos Jumpers, presentes na parte traseira do dispositivo. A placa-mãe possui 1 ou 2 conectores IDE (figura 39), chamados IDE 0 (primária) ou IDE 1 (secundária), onde podemos instalar até 2 dispositivos IDE em cada interface. Estes dispositivos devem estar configurados como master (mestre) ou slave (escravo), onde master é o dispositivo principal e slave é o dispositivo secundário. Portanto, se formos instalar 2 dispositivos em cada interface IDE, devemos configurar um como master e o outro como slave. Caso conectemos apenas um em cada interface, estes deverão estar configurados apenas como master. As configurações dos dispositivos podem ser diferentes, dependendo da marca e modelo de HD, então, podemos encontrar as formas de configurações correspondentes na etiqueta de cada dispositivo.

manutencao38

h. Com as configurações dos dispositivos IDE prontas, já podemos fixar o HD, os Drives de 5 ¼” (CD, DVD, etc.) e o Drive 3.5” (Floppy Disk) em suas respectivas baias. Não se esquecendo de utilizar os parafusos correspondentes a cada dispositivo.

i. Com os Drives fixados, devemos conectar os cabos de dados (cabos Flat para dispositivos IDE, cabos SATA para os dispositivos SATA). Cada cabo Flat dos dispositivos IDE, como já vimos, normalmente possui 3 conectores, sendo que o conector da parte mais longa do cabo deverá ser conectado na interface IDE da placa-mãe e os outros dois conectores nos dispositivos IDE. Caso seja conectado apenas um dispositivo no cabo, este deverá ser conectado no conector da ponta do cabo, pois isso evita problemas de interferência. Estes cabos possuem um chanfro que identifica o pino 1, e isso é o que evita a conexão de forma errada. O cabo SATA só permite a conexão de apenas um dispositivo em cada cabo, porém, na placa-mãe é comum encontrarmos vários conectores, portanto, basta conectar o cabo no conector SATA na placa-mãe e no dispositivo.

O cabo Flat de 34 vias do Disco flexível (Floppy Disk) deverá ser conectado em seu conector correspondente na placa-mãe e a outra ponta do dispositivo. Ao contrário do cabo Flat de 80 vias, o cabo de 34 vias não possui um chanfro que identifique a posição correta de instalação, porém, ele possui o primeiro fio de cor diferente dos demais em uma das laterais que o identifica como pino 1, e para conectá-lo basta conectar o lado que possui esse fio no lado do dispositivo onde mostra o número 1.

manutencao39

j. Nesse momento poderão ser conectadas também placas de expansão em seus respectivos slots. Para instalar essas placas coloque-a sobre o respectivo slot e pressiona-a para encaixar corretamente. Elas ainda deverão ser presas ao gabinete conforme o tipo do gabinete (parafuso, encaixe, etc.).

manutencao40

k. Agora já podemos conectar a fonte de alimentação na parte traseira do gabinete atentando para a posição correta de instalação e prendendo-a com os 4 parafusos.

l. Instalada a fonte, já podemos conectar os cabos de alimentação nos respectivos dispositivos conforme imagem no item 7.1.2. Fonte – sub-item Conectores da Fonte

m. E para encerrar a montagem interna do gabinete, devemos fechar o gabinete encaixando a tampa lateral e parafusando-a na parte traseira do gabinete.

manutencao41

ATENÇÃO: Depois de encerrada a montagem interna do computador, faremos uma nova conferência para nos certificar de que tudo está devidamente instalado e conectado. Abaixo segue um resumo da sequência de montagem realizada:

• Fixação do Processador na placa-mãe
• Fixação do Cooler
• Instalação dos módulos de Memória RAM
• Fixação a placa-mãe no chassi do gabinete
• Conexão os cabos do painel frontal do gabinete
• Configuração dos Jumpers nos dispostivos IDE
• Fixação dos Drives HD, CD/DVD, Disco Removível, etc.

• Conexão dos cabos de dados (Flat 40 ou 80 vias, 34 vias, SATA)
• Instalação das placas de expansão
• Instalação da Fonte de Alimentação
• Conexão dos Cabos de alimentação.
• Fechamento do Gabinete.


Encerrada a montagem interna do gabinete já podemos conectar os dispositivos externos (teclado, mouse, impressora, caixas de som, monitor e cabo de força do computador). Em seguida ligamos o computador. Se tudo estiver conectado corretamente, o computador irá ligar normalmente, executar o POST e mostrar mensagem de erro avisando que não conseguiu localizar o Disco de boot com o Sistema Operacional.

Caso o computador não ligue ou apresente outros problemas, será necessário identificar o problema e corrigi-lo.