Preparação do hd para instalação do sistema operacional
Agora já temos o computador devidamente montado e as configurações do Setup efetuadas, porém, para que seja possível a utilização adequada do computador é necessária a instalação do Sistema Operacional (SO).
Há uma grande variedade de SO disponíveis. Os dois SOs mais utilizados é o Windows e o Linux. O Windows é um Software Proprietário desenvolvido pela Microsoft, ou seja, para o seu uso é necessário uma licença paga, e o Linux é um Software livre, ou seja, pode ser instalado, alterado, distribuído, copiado sem a necessidade de compra de uma licença para isso.
Cada SO tem as suas particularidades para a instalação. Porém, alguns procedimentos são necessários para a instalação de qualquer SO. Abaixo podemos ver uma sequência que normalmente é utilizada para a instalação do SO:
a) O primeiro item necessário é uma mídia bootável (CD, DVD, PenDrive, etc.) com os arquivos necessários para a instalação.
b) Alteração da configuração no Setup para inicialização pelo dispositivo utilizado para a instalação, por exemplo, se a instalação partir de um CD, alterar a sequência de boot para o Drive de CD como sendo a primeira opção.
c) Inserir a mídia e ligar/reiniciar o computador. Caso seja a primeira instalação do SO no HD, se iniciará normalmente, mas, caso já tenha um SO instalado, será emitido por alguns segundos uma mensagem na tela pedindo para que o usuário pressione alguma tecla para dar inicio à instalação, caso contrário, será inicializado o SO já instalado no computador.
d) A partir do início da instalação, cada SO irá solicitar as intervenções do usuário quando necessário através de mensagens ou janelas exibidas na tela. Bastando ao usuário responder às solicitações para dar seqüência a instalação.
Obs.: Ao tentarmos acessar o Disco após a instalação, não será possível, pois ele está instalado apenas a nível de Hardware, ou seja, ainda não é possível a gravação de dados no Disco. Para que possamos acessá-lo será necessário prepará-lo a nível de Hardware. Para prepará-lo passaremos por duas etapas: Particionamento e Formatação.
Particionamento: Os Discos rígidos possibilitam a criação de uma ou várias unidades de menor tamanho. Quando criamos mais de uma partição, por exemplo, duas partições, é como se tivéssemos dois Discos instalados no computador, e cada partição é representada por uma letra (C, D, E, ...).
Para que seja possível a formatação do Disco é necessário primeiro a criação de unidades lógicas, o que possibilita ao SO reconhecer o Disco como uma unidade de armazenamento.
Neste processo as informações referentes às partições (tipo, endereço de início e final de cada partição) são gravadas na primeira trilha do HD, chamada Trilha 0 (Trilha 0 -zero- é a primeira trilha dentro do HD, responsável por armazenar informações de inicialização dos SOs -controle de Boot-, tabelas de partição, Informações dos Sistemas de Arquivos e informaçoes de endereçamento dos arquivos e programas gravados no HD.), em uma área denominada Tabela de Partições.
A necessidade da criação de várias partições pode ser para a instalação de mais de um sistema operacional, ou para a organização dos arquivos, por exemplo, em uma partição instalamos o SO e na outra ficam os arquivos, a vantagem disso é que podemos formatar apenas a partição com o SO, caso seja necessário a reinstalação do Sistema, sem precisar fazer a formatação da outra partição e, consequentemente, apagar os dados.
Os Discos de instalação dos SOs possuem programas auxiliares que permitem o particionamento do HD, mas é possível também fazer o particionamento a partir de Hardwares específicos, tais como: Partition Magic, Gparted (Linux), etc.
Formatação: Após ter particionado o HD, é necessário formatar a partição na qual será instalado o sistema operacional. Formatar é o processo de dividir uma determinada partição em setores endereçáveis, de forma que seja possível gravar dados nestes setores e posteriormente poder acessá-los de forma organizada.
O resultado final deste processo será a criação do Sistema de Arquivos (Sistema de Arquivos consiste em estruturas lógicas que possibilitam ao SO gerenciar a partição de forma organizada e otimizada.) utilizado pelo Sistema Operacional. Cada SO tem o seu tipo de Sistema de Arquivos, como mostra alguns exemplos da tabela 2:
e) Concluída a instalação, já é possível a utilização do computador para algumas tarefas, porém, alguns procedimentos podem ser necessários, tais como:
• Instalação de Drivers – Em alguns casos, o SO já traz o Driver instalado no sistema, ou seja, irá reconhecer e executar todos os recursos de um determinado Hardware normalmente, por exemplo, placa de vídeo. Mas, em alguns casos será necessário que o usuário instale este Driver. O Driver pode ser conseguido junto ao CD que acompanha a placa-mãe ou baixado do site do fabricante. Será necessário apenas que o usuário execute o arquivo do Driver, ou então poderá utilizar o “Assistente de Instalação de Dispositivos”, fornecidos pelos SOs.
• Após todos os Drivers instalados, já podemos instalar os Programas (Softwares Aplicativos) para a realização de determinadas tarefas (Editor de Texto, Planilhas Eletrônicas, Navegadores de Internet, etc.), conforme a necessidade do usuário. Os procedimentos para a instalação de cada aplicativo pode variar entre eles, porém, para a maioria basta seguir as informações solicitadas na tela.
Basicamente, estes são os procedimentos necessários para preparação e instalação do Sistema Operacional e Aplicativos. Mas, em alguns casos será necessária a resolução de outros problemas que surgem no momento da instalação, sendo necessária, nesse caso, a aplicação dos conhecimentos do técnico e/ou pesquisas mais aprofundadas para resolução.