Resolução de Problemas

Resolução de Problemas

O computador é uma máquina, e como toda máquina, pode parar a qualquer momento sem qualquer aviso, por melhor que seja, ou por melhor que esteja seu funcionamento. E é função do técnico procurar entender o que está acontecendo com o computador ao invés de tentar “adivinhar” qual o problema, pois isso poderá acarretar mais problemas ainda. Porém, o entendimento da melhor forma de resolver uma determinada situação, ou saber identificar um problema logo de início, é um conhecimento que só vem com o tempo, com a experiência.

Mas, a tranquilidade é um item primordial para entender o que está acontecendo. Alguns problemas são fáceis e rápidos de serem identificados, porém, existem problemas complexos que vão exigir tempo e muita análise para serem resolvidos.

O objetivo principal da manutenção de computadores é manter o equipamento em perfeito funcionamento e para que esse objetivo seja alcançado, duas modalidades de manutenção podem ser desenvolvidas:

• Manutenção Corretiva
• Manutenção Preventiva


Manutenção Corretiva


A Manutenção Corretiva é necessária quando um determinado componente de Hardware do computador ou algum hardware apresenta defeito, causando a parada total ou parcial do equipamento. Os problemas podem ser divididos conforme o seu nível de gravidade, como mostra a tabela 3:

manutencao45

Para consertarmos um computador, nem sempre é necessário abrir o gabinete para realizar a manutenção. Alguns problemas, tais como, periféricos (mouse, teclado, monitor, impressora, etc.), são problemas resolvidos sem a necessidade de abertura do gabinete, bastando a sua substituição, assim como problemas que podem ser resolvidos através de Softwares, como: desfragmentação, limpeza de Discos, exclusão de vírus, verificação de Discos, etc.

Caso seja necessário abrir o computador, reserve um bom espaço para trabalhar, onde você possa desmontar o computador, e organizar os seus componentes de forma que não fiquem amontoados. Anote também os cabos e seus respectivos conectores, caso seja necessário.

manutencao46

Outros cuidados devem ser tomados quando abrir um gabinete e remover componentes:

• Atentar quanto aos parafusos retirados, pois, existem vários tipos de parafusos, sendo que cada um é adequado para um ou mais tipos de componentes, como mostra a figura 45.

• Ao trabalhar com as placas que possuem terminais, sempre utilize uma pulseira anti-estática ou descarregue a energia estática tocando por algum tempo em algum componente de metal que esteja aterrado, como por exemplo, a fonte conectada à rede elétrica.

manutencao47

 

Manutenção Preventiva


A manutenção Preventiva diz respeito a procedimentos que visam proteger o seu equipamento contra problemas futuros. Alguns cuidados estão relacionados ao Software, tais como realizar varreduras com antivírus e anti-spywares, atualização de segurança de programas ou então a realização de backups (cópias de segurança) dos arquivos armazenados.

Outros cuidados são relacionados ao Hardware, como por exemplo, utilizar estabilizadores ou no-breaks, capas de proteção para teclado, mouse, impressora e monitor, ou cuidados mais avançados, como por exemplo, limpeza física para remoção de poeira.

manutencao48

Saber exatamente em qual momento um determinado Hardware apresenta um problema é essencial para diagnosticar o problema do computador.

Quando ligamos o computador, entra em ação a sua BIOS, onde é feita uma bateria de testes e procedimentos que darão início ao funcionamento do computador e em seguida o controle é transferido ao SO. Apesar de o POST, Setup e BIOS serem Softwares, estão relacionados diretamente ao funcionamento do Hardware. E quando o problema ocorre durante o processo de boot, caracteriza-se como defeito de Hardware. Caso ocorra após a inicialização do SO, pode ser tanto de Software quanto de Hardware.

Como já foi dito, o computador é uma máquina que está sujeita a apresentar diversos tipos de problemas de Hardware, que podem ir de níveis mais fáceis até níveis complexos.

Vamos descrever abaixo alguns problemas mais conhecidos e formas de resolver:

 

Alimentação elétrica do computador

manutencao49

Problemas com o sistema de alimentação podem acontecer do computador não ligar ou ligar e travar. As principais causas são:

Problema 1: O Usuário não liga o cabo de alimentação na tomada;
Solução: Ligar o cabo de alimentação na tomada.


Problema 2: Computador está conectado corretamente, mas não liga;

Solução: Verificar se a fonte está chaveada na mesma voltagem da rede elétrica, ou seja, 110V ou 220V. Obs.: Cuidado para não ligar o computador com a fonte chaveada em 110V em uma rede 220V.


Problema 3: O computador está conectado direto na tomada, mas não funciona;
Solução: Verificar se a tomada está energizada. Pode ser testado ligando outro equipamento na tomada;
Solução: Verificar se a fonte de alimentação está funcionando. Pode ser testando a fonte em outro computador, ou substituindo a fonte por outra.


Problema 4: O computador está conectado em um estabilizador, no-break ou filtro de linha, mas não liga, porém, a fonte de alimentação está funcionando normalmente em outra tomada;
Solução: Verificar se o estabilizador, no-break ou filtro de linha está funcionado, ligando outros equipamentos no mesmo;
Solução: Verificar se o fusível do dispositivo não está queimado;
Solução: Substituir o dispositivo.


Problema 5: Toda a parte elétrica está funcionando, mas o computador não liga;
Solução: Verificar se fio que conecta o botão liga/desliga na placa-mãe está conectado corretamente.

 

Mau Contato


O computador possui vários componentes conectados através de cabos, slots e portas, cada um com a sua estrutura de conexão. O simples transporte do computador, batidas ou a organização dos componentes dentro do gabinete e oxidação dos terminais das placas podem ocasionar problemas de mau contato em algum dos dispositivos, como mostra a imagem a seguir:

manutencao50

Cuidados e resoluções de problemas de mau contato:

Problema 1: Mau contato de placas ou cabos;
Solução: Remova a placa ou o cabo com mau contato e conecte novamente; Obs.: problemas de mau contato pode levar a queima do dispositivo.

Problema 2: Oxidação dos terminais do dispositivo;
Solução: Remova a oxidação utilizando uma borracha ou spray limpa-contatos.

manutencao51

 

Defeito da RAM


Problemas físicos da memória RAM podem gerar problemas de travamento ou reinicialização do computador ou então podem ser identificados pelo POST, durante o boot. Durante o boot serão emitidos bips (normalmente 3 bips longos e espaçados).

Cuidados e resoluções de problemas de mau funcionamento da RAM:

Problema 1: Computador travando ou reiniciando, ou problema durante o boot;
Solução: limpar os terminais com uma borracha ou spray limpa-contatos;
Solução: Se houver mais de um módulo, remover todos e ir testando cada um deles para identificar qual está com problemas.
Solução: Substituição do módulo com defeito.

Problema 2: Módulo mal encaixando no slot (mau contato);
Solução: Remova o módulo e encaixe-o novamente de forma correta.


Defeito do Processador


Problemas com o processador podem levar ao mau funcionamento do sistema em caso de superaquecimento ou o POST não é inicializado e a BIOS não consegue inicializar o Hardware e o SO, em caso da queima do processador (apesar de ser raro a queima de um processador). Caso o processador esteja queimado, somente o cooler e a fonte de alimentação irão funcionar.

Cuidados e resoluções de problemas do processador:

Problema 1: PC trava ou reinicia por motivo de superaquecimento do processador;
Solução: Remover o cooler e o processador, limpar o excesso de pasta térmica e o pó acumulado (acúmulo de pó pode causar problemas de superaquecimento), e reinstalar o processador e o cooler.

Obs.: NÃO ESQUECER DE COLOCAR PASTA TÉRMICA ANTES DE RECOLOCAR O COOLER;


Problema 2: O computador não liga por problema de processador queimado;
Solução: Substituir o processador.

 

Defeito da Placa de Vídeo


Problemas com a placa de vídeo podem levar ao mau funcionamento do sistema com defeitos na imagem do monitor ou não há exibição das imagens no monitor. Caso o problema seja identificado durante o boot, serão emitidos sons, tais como, 4 ou 8 bips rápidos ou um bip longo seguido de três bips curtos.

Cuidados e resoluções de problemas da placa de vídeo:

Problema 1: O computador liga, mas não é exibido imagem no monitor;
Solução: Remover a placa de vídeo e colocá-la em outro slot livre.
Solução: Substituir a placa de vídeo.

Problema 2: Imagem com defeito;
Solução: Retirar a placa de vídeo, limpar os contatos e reconectá-la.
Solução: Substituir a placa de vídeo.

 

DICAS

Antes de trocar a placa de vídeo, teste o monitor, para ter certeza de que o cabo de dados ou de alimentação não está com problemas.

Caso a placa de vídeo seja on-board, e realmente esteja com problemas, desative-a no Setup, e instale uma nova placa de vídeo off-board. Lembrando que as placas-mãe atuais possuem um sistema de identificação automático, ou seja, ao ser conectado uma placa off-board, automaticamente a on-board é desativada.


Defeito do Disco Rígido (HD)


Problemas no HD, em geral, podem acarretar o travamento do computador.

Normalmente, quando o HD começa a ter problemas, emite alguns barulhos como se estivesse com alguma peça solta dentro dele, porém poderá ser utilizado por mais algum tempo. O ideal nesse caso é que instale outro HD onde deverão ser salvos os arquivos, pois, o HD com problema poderá parar a qualquer momento.

Existem vários programas de diagnósticos do HD que podem auxiliar com informações sobre a situação e a sua vida útil, como por exemplo, HD Tune, Crystal Disk, DiskGUI, etc.

 

DICAS

Como havíamos comentado, o HD, quando começa a apresentar problemas físico, emite ruídos quando é acessado. Isto significa que a cabeça de leitura está se chocando com alguma parte do HD.

Quando o HD está com setores defeituosos, ocorre um travamento temporário do teclado ou mouse por alguns segundos. Quando é exibida mensagem de arquivo corrompido, pode ser algum problema em decorrência de algum choque sofrido pelo gabinete.

Normalmente, logo haverá a necessidade de substituir este HD. Consequentemente será necessária a realização de um backup dos arquivos. Podemos executar este procedimento através de algumas ações:

• Salvar os arquivos em um CD, DVD, Pen-Drive, HD externo, etc.
• Transferir os arquivos via rede de computadores para outro computador;
• Instalar o HD defeituoso como slave em outro computador, cujo HD master tenha espaço suficiente para copiar os arquivos.


Aquecimento


Devido a sua estrutura e composição, alguns dispositivos estão mais propensos a superaquecer, tais como processador, Disco Rígido e a fonte de alimentação. E cada um desses dispositivos possui sistemas de controle de temperatura, e quando um desses sistemas falha, pode acarretar problemas de queima do dispositivo, reinicialização do computador ou desligamento.

Existem vários programas de monitoramento que estão disponíveis na internet, tanto para Linux quanto para Windows. E É indicado que se tenha um desses Hardwares para monitoração constante do sistema. Como mostra a figura 51:

manutencao52

Cuidados e resoluções de problemas de superaquecimento:

Problema 1: Superaquecimento do processador ou da fonte, devido a parada ou lentidão no funcionamento da ventoinha do cooler ou da fonte;
Solução: Verificar se não há acúmulo de pó na ventoinha do cooler ou da fonte. Se houver, limpar o excesso com um pincel.
Solução: Substituir a fonte ou o cooler.


Problema 2: Excesso de equipamentos dividindo a mesma tomada;
Solução: Distribuir os equipamentos em outras tomadas.


Problema 3: Excesso de componentes utilizando fonte com uma potência insuficiente para suportar a todos;
Solução: Substituir a fonte por uma de maior potência.

 

Limpar a BIOS (clear CMOS)


Em determinados momentos poderá ser necessário resetar a BIOS, ou seja, limpar a BIOS. Este procedimento restaura as configurações padrão da placa-mãe, ou seja, zera todas as configurações realizadas pelo usuário e pode ser necessário em alguns casos, como por exemplo, esquecimento da senha do Setup, aumento na frequência do processador, causando problemas para reiniciar a máquina, problemas que impeçam a inicialização do sistema em decorrência de problemas com a placa-mãe, etc.

A placa-mãe possui um jumper, denominado “Clear CMOS”, localizado próximo à bateria.

manutencao53

 

Para realizar a limpeza da CMOS execute os seguintes procedimentos:

• Desligue o computador;
• Localize o Jumper Clear CMOS;
• Posicione o Jumper no modo “Clear CMOS” (pinos 2 e 3);
• Ligue o computador por 20 segundos. (Obs.: o computador não apresentará nenhuma atividade, nem o cooler irá acionar);
• Desligue o computador;
• Retorne o Jumper para a posição “Normal” (pinos 1 e 2);
• Ligue o computador e estará concluída a limpeza da CMOS.