Criar uma Loja Virtual Grátis
MANUTENÇÃO DE MICROCOMPUTADOR -Introdução

Introdução

Estamos vivendo na era da Informática, e o que temos é o surgimento de diversos fabricantes e montadoras de computadores, e para utilizar estes computadores é necessário um mínimo de conhecimento de assuntos relativos à informática. Para adquirir estes conhecimentos é necessário, na grande maioria das vezes, estudo, e para suprir esta necessidade o que vemos é o surgimento de uma infinidade de cursos e programas de Inclusão Digital fornecidas por Instituições públicas e privadas, ou entidades particulares.

Com o conhecimento adquirido, aumenta também a aquisição de equipamentos por parte dos usuários domésticos ou pelas empresas que, atualmente, investem em mais e melhores equipamentos, provocando uma avalanche de novos equipamentos que, em um determinado momento, exigirão manutenção ou upgrade, necessitando, portanto, de um profissional preparado para prestar este serviço.

Atualmente, com a grande quantidade de cursos e informações disponíveis de forma fácil, temos um crescente número de profissionais (em muitos casos não podemos considerá-los assim) no mercado, que dá a impressão de uma área saturada com a quantidade de pessoas que se profissionalizam neste ramo.

Porém, com o grande crescimento nesta área, a necessidade de profissionais preparados aumenta na mesma proporção, e o profissional que vai “sobreviver nesta selva” é aquele que estiver mais bem preparado e, acima de tudo, manter-se atualizado, pois esta é a exigência em virtude da tecnologia que se renova a cada instante.

 

FUNÇÕES DE UM TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

O Técnico em Montagem e Manutenção de Computadores (ou Técnico em Hardware) é o profissional apto a realizar instalações, configurações, atualizações e manutenção em geral no que se refere especificamente a Hardware.

Esta área não exige que o técnico tenha um alto nível de escolaridade para se tornar um profissional, porém, é necessário um bom conhecimento específico na área para poder prestar um serviço adequado e eficiente.

O Técnico em Hardware poderá atuar em empresas especializadas no ramo de montagem e manutenção de computadores, empresas que possuem um grande parque de máquinas, normalmente no setor de TIC, ou ainda como profissional autônomo, prestando os diversos tipos de serviços que a área exige, tais como, consultoria, instalações, montagem, manutenção e configurações dos mais variados tipos de equipamentos.

 

DEFINIÇÃO DE COMPUTADOR


O termo Computador tem sua origem do latim Computare (contar, calcular) e é um equipamento composto por uma série de circuitos eletrônicos capaz de receber, armazenar, comparar, combinar, processar e exibir uma determinada informação com elevada velocidade.

Basicamente tem a função de receber dados através de dispositivos de entrada, processar e retornar estes dados, agora denominados como Informação através de algum dispositivo de saída. Estes dados de entrada, processamento e o retorno da informação, normalmente se dão através de Programas específicos para determinadas tarefas.